Como se relacionar com os chatos.(1)

“É característica do chato que ele é a última pessoa a saber disso.”
(Oliver Wendell Holmes)

Essa semana fiz uma viajem com o diretor aqui da empresa e ele me lembrou de um fato que aconteceu conosco em um banco. A situação foi a seguinte:

Fui com ele ao banco, chegando lá ele foi conversar com a gerente e eu fiquei sentado no lado de fora. A sala onde ele estava com a gerente fica bem em frente ao sofá e a porta estava aberta.

Nisso chega um cidadão e senta do meu lado.

Três minutos depois o cara vem puxar papo comigo, e eu com a minha delicadeza de sempre, me limitei a responder o que ele estava me perguntando:

- Boa tarde?

- Boa.

- Pô, que demora no atendimento né?

Fiquei quieto, porque tinha apenas três minutos que o cara estava ali.

Alguns minutos depois ele volta a falar, que o cara (diretor da empresa) estava demorando:

- Pô, o cara num se toca, fica batendo papo com a gerente. Pô quer bater papo, marca horário fora daqui.

E continuou:

- Ta certo que ela é bonita e tal, mas ta demorando demais. Ele não se toca não?? Olha lá, olha, não estão resolvendo nada, só estão batendo papo. Que cara folgado.

Ficou mais um tempo resmungando, e eu pensando que cara chato. Dificilmente perco a paciência, mas ele estava conseguindo me tirar do sério.

Depois de um tempo ele me perguntou:

- Você está esperando pra falar com a gerente também?

Respondi:

- Não, estou esperando meu chefe, aquele ali, o “cara folgado” que está batendo papo com ela.

Por fora me mantive sério, mas por dentro eu me pocava de rir. O cara ficou branco e não me dirigiu mais a palavra até meu chefe sair.

Nesse mundo de Deus, em todo lugar que vamos tem um chato, todo mundo conhece um chato. Todo mundo tem um amigo chato. Toda turma tem ao menos um chato. E se você não conhece nenhum chato, comece a se preocupar, pois são grandes as chances de você ser o chato da turma!

E não é difícil reconhecer um chato, é até fácil.

Imaginou isso cheio da cachaça na cabeça.

Imaginou isso cheio da cachaça na cabeça.

O chato é aquele cara que quer chamar a atenção de todos a toda hora. Que sempre tem um comentário para tudo, pois ele sabe de tudo e de todos. É entendedor de todos os assuntos, sem ao menos ter lido sobre eles. O chato sempre tem uma brincadeira pronta, ou uma piada sem graça que leu na internet e, provavelmente, ficou horas tentando decorar para poder aplicar no primeiro amigo que ele ver. Ou pior, em todos os amigos, sendo que o primeiro a chegar será obrigado a ouvir oito vezes a mesma coisa.

Aproveita de datas comemorativas para tentar fazer graça, mas pior mesmo são os chatos virtuais, que entopem nossas caixas de emails com todo tipo de porcaria.

Mas afinal como se relacionar com esses CHATOS?

Dicas que podem ajudar no ambiente profissional:

- Assuma uma atitude positiva em relação a ele. Você aprenderá com ele o que não fazer. Saber lidar com o chato será, assim, uma possibilidade de crescimento constante.

- Seja claro e objetivo, mesmo que seja preciso repetir dez vezes.

- Converse apenas o necessário; não discorde e sempre diga que suas “sugestões” serão levadas a diante. Chatos detestam ser contrariados.

- Mantenha-se controlado.

- Nunca comente nada sobre sua vida pessoal com um chato. Ele irá dizer aos outros que é intimo seu. Sempre estará perguntando coisas a respeito de sua vida na frente das outras pessoas para confirmar tal afinidade.

- Quando for pedir alguma coisa a um chato, elogie o trabalho anterior dele. Chatos gostam de elogios. Com isso tu garante melhores relacionamentos futuros.

- Evite discutir com ele assuntos polêmicos. Ele repete o que os outros dizem, distorce o que você disse e, com certeza, irá criar uma nova polêmica sobre o mesmo assunto.

- Esteja sempre pronto. O chato acha que sabe tudo e, é claro, também pensa que sabe mais que você.

Portanto, sempre que for falar com ele, cerque-se de argumentos e informações que não deixem margem para dúvidas. Cite livros e autores que com certeza ele desconhece. E, se te aporrinhar muito, imprima artigos sobre o assunto que ele está questionando e lhe dê para ler.

No próximo post, vou dar umas dicas para vizinhos e parentes chatos.

 

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

Comentários

E aquele chato que faz questão de ser o do contra… aff, q CHATO.

Olá Im novo para esta página web e eu queria dizer oi. Este pode ser um grande web-site e eu estou feliz eu entrei. Novo a este blog graças pelas boas-vindas. Eu só vim a este blog maravilhoso e queria me apresentar a todos. Este é realmente um site de internet como excelente.

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)